Conferência Circuitos Curtos na Península de Setúbal

13.06.2018

​​​IMG_3814.JPG

A  Conferência Circuitos Curtos na Península de Setúbal  promovida pela Plataforma Supraconcelhia da Península de Setúbal, em parceria com a DRAPLVT, a Rede Rural Nacional, a Câmara Municipal do Seixal e a Docapesca, realizou-se no dia 11 de junho, pelas 9 horas, na Quinta da Fidalga, no Seixal.

A  Conferência abordou o tema do desenvolvimento sustentável e os circuitos curtos que têm vindo a assumir grande relevância no território da Península da Setúbal, assim como os recursos para a empregabilidade no setor primário e os constrangimentos, caminhos e oportunidades, onde se focarão práticas de referência nos circuitos curtos na região.

A sessão de abertura contou com a presença de Manuela Calado, Presidente do Conselho Local de Ação Social do Seixal, de Pedro Dominguinhos, Presidente do Instituto Politécnico de Setubál, Entidade Cocoordenadora do Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Económico e Empregabilidade da Plataforma Supraconcelhia da Península de Setúbal e de Natividade Coelho, Coordenadora da Plataforma Supraconcelhia da Península de Setúbal.

A Diretora Regional da DRAPLVT, Elizete Jardim, moderou o debate sobre o tema "Os Circuitos Curtos na Península de Setúbal" que contou com a presença de António Rego, Adjunto do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, de Manuel Meireles, Delegado Regional de Agricultura e Pescas da Península de Setúbal, de José Luís, Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal e de Miguel Correia, da Associação Empresarial da Região de Lisboa.

O painel "Constrangimentos, Caminhos e Oportunidades" moderado por Célia Quintas, do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou alguns exemplos práticos de referência nos Circuitos Curtos e contou com a presença de Maria Inês Morais e José Alves, da Câmara Municipal de Torres Vedras, de Natália Henriques, da ADREPES, de Carina Reis do Cabaz do Peixe, de Alcides Henoch e Joana Macedo, produtores de agricultura biológica.

A conferência contou com bastante afluência e terminou com uma degustação de produtos agrícolas locais, de doces regionais e da Docapesca.

IMG_2221.JPGIMG_2239.JPG

IMG_2253.JPGIMG_3836.JPG

​​Aceda aqui às apresentações que decorreram no seminário:​​

​​Sistemas Agrícolas Sustentáveis e relação com os Circuitos Curtos Alimentares (CCA) - ​Adjunto do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural

A Estratégia Nacional de Agricultura Biológica no âmbito dos CCA - DRAPLVT

Recursos para a empregabilidade no setor primário - AERLIS

Práticas de Referência nos Circuitos Curtos – Caminhos de Sustentabilidade - Câmara Municipal de Torres Vedras

Circuitos Curtos Alimentares – PROVE - ADREPES